Por que eu não consigo economizar meu dinheiro?

263

Frases como “não consigo economizar”, “gastei todo meu dinheiro”, tem sido dita cada vez mais pelos brasileiros. Muitas pessoas não conseguem economizar seu dinheiro devido a diversos fatores, cada um com sua especificidade, desde Imprevistos na família, orçamento curto, gastos com aluguel, estudos, etc. Os motivos variam muito, mas acontece é que todo mundo segue um padrão de erros que fazem gastar além da conta.

Mas a boa notícia é que esses erros podem ser corrigidos se houver dedicação da sua parte. Fiz uma lista com 5 erros típicos que todo mundo comete e que prejudica a estabilidade financeira de qualquer um. Veja abaixo.

1-Gasta mais do que ganha

Esse é o erro mais comum de ser visto nas pessoas que não conseguem economizar. Não é nada bom viver gastando o salário inteiro todos os meses sem ter uma real necessidade, e é pior ainda ficar endividado porque não souber controlar a sua renda.

O ideal é que você crie um orçamento que categorize seus gastos em necessidades e desejos, fazendo com que você identifique os pontos de onde pode poupar. Um orçamento fará com que você corte gastos e reduza dívidas. Saber quanto exatamente tem para gastar por mês ajuda a priorizar as despesas e evitar excessos

2- Não releva os pequenos gastos

Aquele cafezinho que custa 5,00 reais, você já conhece a história não é mesmo? Se economizasse no “cafezinho” diário, poderia poupar 1800 reais por ano. Aquele gasto que ninguém repara no final do ano pode fazer uma baita diferença na sua poupança.

Por isso, por mais insignificantes que sejam, anote e controle as suas despesas rigorosamente. Hoje em dia você encontra vários aplicativos no celular que podem te guiar nessa tarefa, e farão com que saiba em quais pontos é possível economizar.

3-Paga mais do que usa

Aquele seu plano de TV por assinatura que você assina 100 canais, mas vê apenas 10. Paga 4 g de franquia de internet no celular, mas usa apenas 2g. Planos assim, devem ser analisados para saber se realmente é necessário tudo aquilo para você. Você deve avaliar os planos e selecionar aquele que é mais barato ou se são coerentes com suas necessidades.

4- Guarda o dinheiro apenas no fim do mês

https://financaspessoais.organizze.com.br

Quando você recebe, a primeira cosia que faz e ir logo gastar não é mesmo? Com mais dinheiro na caixinha, a tendência natural é que você gaste seu dinheiro com seus desejos e coisas que vão suprimir sua necessidade momentânea. Em outras palavras, você gasta tudo no início do mês ou não deixa sobrar quase nada para o final.

A melhor ideia que você pode colocar em prática e a de guardar certa parcela do seu dinheiro em uma poupança bancária no mesmo dia que receber.

5- Não se organiza

O primeiro passo para um planejamento financeiro bem-sucedido deve ser o de traçar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Mas de nada adianta se você apenas estabelecer os objetivos e não os cumprir.

https://ecommercenews.com.br

Para um planejamento bem elaborado o ideal é que você:

  1. Defina metas e objetivos;
  2. Determine prazos para cumpri-los;
  3. Anote despesas e corte gastos desnecessários;
  4. Busque formas de aumentar seu orçamento;
  5. Analise os resultados do seu esforço em poupar;
  6. Faça alterações naquilo que não está funcionando.

Referencias: https://blog.racon.com.br/planejamento-financeiro/nao-consigo-economizar-o-que-pode-estar-me-atrapalhando/

https://trovoacademy.com/dinheiro/por-que-voce-nao-consegue-economizar-dinheiro-aprenda-como-poupar-dinheiro-sem-fazer-muito-esforco/

https://blog.rodobens.com.br/saiba-como-economizar-nos-pequenos-gastos-do-dia-a-dia

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica