Os principais pontos da Inteligência Emocional

138

Nenhum de nós se tivesse escolha, escolheria ser depressivo, ansioso ou mesmo ter um temperamento explosivo. O problema é que isso muitas vezes está enraizado dentro de nós são mecanismos que nos ajudavam a sobreviver nos primórdios da humanidade e que hoje se traduz nos problemas modernos da nossa sociedade.

Porque as vezes é tão difícil conseguir controlar esses sentimentos?

Muitas pessoas as vezes nem sequer conseguem distinguir esses sentimentos, o que é o primeiro e importante passo é conhecer e saber qual sentimento está atuando em você naquele momento.

No nosso cérebro o nosso lado emocional é muito mais rápido que nosso lado racional, por essa razão sempre que nosso cérebro está mergulhado em uma analise profunda sobre como agir, nosso emocional já está pronto e atuando.

Mas afinal o que é essa bendita Inteligência Emocional?

Basicamente a inteligência emocional nada mais é que a habilidade do ser humano aprender a reconhecer e lidar com as próprias emoções e também compreender e aprender a lidar com as emoções e sentimentos alheios.

Ao aprender a importância da inteligência emocional e entender seus pilares aplicando-os diariamente te dará a chance de construir cada vez mais relações positivas e sadias assim como ser cada vez mais consciente na sua tomada de decisões, evitando assim a impulsividade das suas ações.

Veja abaixo quais são os principais pontos da inteligência emocional:

  • Saber identificar suas próprias emoções

Antes de tudo é preciso se conhecer, fazer uma reflexão sobre como estão e quais são suas emoções e qual tem sido suas respostas as ações que chegam até você, o principal ponto da inteligência emocional é a constante autoanalise e uma dedicação diária ao autoconhecimento.

Mas não pense que é simples, esse processo é único de individuo para individuo e é um processo gradual, mas que dia após dia é nítida a diferença no seu comportamento e na sua estabilidade emocional. Se conhecer é a chave de tudo.

  • Ter autocontrole nas suas emoções.

Saiba que todos nós temos momentos difíceis na vida, você não está sozinho neste barco, ansiedade e estresse são os maiores males dos dias atuais, conhecer as emoções e aprender a controla-las te guiará sempre na direção correta, livre impulsos e com suas ações cada vez mais racionais.

Seja sempre positivo a primeira vista sempre tendemos a ver o lado negativo o que é uma perspectiva totalmente equivocada, todo problema tem diversos lados e soluções, se um problema não tem solução então ele não é um problema, ele é um fato e não merece mais do que sua aceitação.

E quando você estiver em um momento conturbado tente sempre sair dessa pressão, sair para dar uma caminhada, fazer uma atividade que goste algo que permita usa mente descansar e analisar aquele problema de diferentes perspectivas. Você ficaria impressionado com o poder que uma caminhada ao entardecer trará para um momento em que você está sobrecarregado com algum problema.

  • Praticar diariamente a automotivação.

Ao saber identificar e responder as suas emoções, dar aquela respirada antes de dar uma resposta, aprendendo a responder aos seus pensamentos sempre passando por um filtro mental em um processo consciente focando no agora e sempre de maneira consciente. Desfazendo devagar ao modo inconsciente que temos de sempre reagir de maneira rápida a qualquer estimulo.

Ter uma pausa de 1 segundo que seja antes de tomar cada decisão, refletir com cuidado sobre sua ação faz toda a diferença, os maiores especialistas do mundo em meditação se dedicam diariamente justamente para ganhar esse segundo que faz toda a diferença, isso trará diversos benefícios como evitar brigas em todos os relacionamento e também nas suas relações de trabalho.

Nunca perca a fé, vá atrás de seus sonhos reconhecendo sua evolução diária e sem precisar passar por cima de ninguém.

  • O mais importante é a empatia.

Aqui chegamos na mais importante das virtudes, a que nos diferem de todos os outros animais e que a cada dia está se desfazendo mais na correria dos grandes centros, a Empatia.

Ela é basicamente se colocar no lugar do outro, ter interesse nas emoções e necessidades alheias e entender seus mais diversos comportamentos além de ajudar a identificar em qual ponto aquela pessoa está para medir sua reação nos torna mais abertos e mais sensíveis e consequentemente as pessoas também te trataram dessa maneira.

  • Melhorar sua habilidade de relacionamentos interpessoais.

Outro ponto bastante difundido nos mundos do negócios e das relações pessoas é sobre a habilidade e cuidado que a pessoa tem em suas habilidades interpessoais o segredo do sucesso é justamente as boas relações em que você forma com as outras pessoas, criando um ambiente favorável a evolução para ambas as partes, melhorando não só a sua energia como também de quem está ao redor, levando consequentemente a uma melhora na qualidade de vida de ambas as partes.

Os benefícios da Inteligência Emocional

– Redução nos seus níveis de estresse e ansiedade;
– Redução dos conflitos nos relacionamentos;
– Aumento da qualidade e dos relacionamentos interpessoais;
– Um grande aumento na empatia;
– Maior estabilidade e equilíbrio emocional;
– Suas ações e objetivos terão mais clareza;
– Sua tomada de decisão terá um aumento na sua agilidade e assertividade;
– Melhora grande na sua gestão de tempo e produtividade;
– Suas metas ficarão cada vez mais fáceis de serem alcançadas;
– Seu senso de responsabilidade será aprimorado levando a uma melhor visão de futuro;
– Autoconfiança e autoestima a níveis incríveis.

Com equilíbrio e qualidade emocional para aprimorar o seu dia-a-dia, elevando sua mente ao um nível de alta performance pessoal e profissional, eliminando a auto sabotagem, realizando cada vez mais objetivos e metas através de estratégias simples e acabam com sintomas de traumas e vícios.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica