Os 7 hábitos das pessoas extremamente eficazes

10.693

Como é que algumas pessoas conseguem alcançar o que querem, avançar na vida e outras não?  

Eu tenho certeza que você não acredita que a pobreza ou infelicidade sejam algo determinante, mas como fazer então?

Veja essa frase de Albert Einstein “Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando eles foram criados.” ou seja teremos que ir pra outro território mental ou mudar o nosso mindset.

Você pode estar numa situação das mais difíceis hoje mas você continua com certeza ser o único dono de um lugar onde ninguém pode ocupar que é a sua mente deve mudar portanto seu mindset, você deve adotar hábitos muitos mais construtivos que fará de você com certeza uma pessoa eficaz e preparado então para conquistar o que você quer.

Hoje trataremos exatamente desses temas os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey e é considerado um dos livros mais influentes de todos os tempos pela revista Forbes.

Os três primeiros hábitos são ótimos porque depende exclusivamente de você, os sete hábitos como os sete degraus de uma escada progressiva que você irá seguir:

Proatividade

O primeiro degrau é o da proatividade nossa natureza nos fez ativos, não passivos, se não fossemos seres caçadores portanto proativos no passado não estaríamos aqui hoje veja essa história de Victor Franklin ele foi um psiquiatra que viu as circunstâncias mais terríveis em um campo de concentração em meio ao caos é o desespero ter perdido tudo até mesmo seus parentes mais queridos havia uma pergunta que não lhe saía da mente.

 Se não possuía mais nada qual era a força que então o impedir de cometer suicídio a resposta que encontrou era de que ainda havia uma esperança, havia um sonho de um dia sair dali e voltar a lecionar escrever a grande obra de sua vida

Ter um objetivo em mente!

Hoje em dia está todo mundo ocupado com a agenda cheia, WhatsApp, FaceBook é o excesso de informação e o recurso mais escasso acaba sendo aquilo que você mais precisa que é o tempo para se dedicar ao seu grande projeto, mesmo assim existem pessoas que estão enriquecendo e outras empobrecendo.

O que as diferencia? Reflita um pouco sobre essa conhecida frase do pensador chinês “Você não pode mudar vento mas podem ajustar as velas do barco pra chegar onde você quer” dê uma missão, uma meta si mesmo, esse objetivo está em sua mente e você leva construí-lo todos os dias, identifique a meta que tem a ver com você e não interessará mais nada. Você deverá trabalhar para que tudo vire na direção do seu objetivo como uma série de dominós em cadeia o resto é consequência e o mundo dará a você retorno e se encarregará de ir ajudando você.

vê agora você já subiu dois degraus sabe onde quer ir e sabe que precisa agir com esse objetivo no papel e vai em breve nos vemos lá no terceiro degrau.

Faça o mais é importante!

Vamos precisar gerenciar nosso tempo e priorizar o que é importante em detrimento das urgências, metas, interrupções e distrações, você deve ter extremo cuidado nessa área porque é daqui que partirá os seus resultados, evite notificações no celular, mesa de escritório sobrecarregada e defina sempre somente 4 principais tarefas para o seu próximo dia, sempre começando pela mais importante no inicio do seu dia evitando o desgaste vindo pelo decorrer do dia.

Ganha-Ganha

 O quarto degrau ele é denominado ganha-ganha aqui já vamos considerar o interpessoal isso significa que as necessidades de cada uma das partes devem ser satisfeitas por um esforço conjunto construtivo entretanto cuidado a nossa mente nos levam a armadilha primitiva de que se alguém ganhou alguém deverá perder, aqui Covey vê diferente, ele defende a mentalidade da abundância e que é possível mesmo jogar um jogo onde ambas as partes veja se o exemplo hipotético que é uma história clássica dos livros de negociação são dois garotos que brigam por uma laranja um pai irritado com os dois tomam laranja imediatamente corta ao meio dando metade para cada um, entendendo assim que resolver o problema acaba que isso não levou a satisfação de nenhum dos dois lados perguntado então porque a resposta foi que um garoto queria a laranja para o consumo de suco e o outro precisava da casca para produzir geleia, em negociações tudo funciona como um iceberg você só vê a parte de cima logo se profunda nas águas, seja investigativo, voltando ao exemplo da laranja o pai só enxergou à ponta do iceberg ele tentou se livrar do conflito mas não se aprofundou nos fatos para definitiva satisfação de ambos portanto aprofunde para buscar o melhor para cada uma das partes isso não é somente no sentido de manter a ética nos negócios é uma questão de benefícios de longo prazo pra você ou sua empresa e na construção de bons relacionamentos parcerias etc.

Assim com certeza você conquistará respeito e credibilidade.

Primeiro, compreender; depois, ser compreendido;

Vamos agora o de número 5 de nome primeiro compreender depois ser compreendido voltemos a exemplo do pai que não mergulhou suficiente para conhecer o que havia por trás dos interesses de cada um. Isso levou o equívoco de achar que já teria compreendido o problema em que ao dividir ela não estaria satisfazendo plenamente os dois, o que não aconteceu assim esse hábito nos encoraja a primeiro compreender criando empatia, o que leva o outro também a se desarmar e a se abrir em reciprocidade é você, este é um hábito poderosíssimo se bem treinado

Sinergia

Vamos agora ao degrau de número seis que é o da sinergia, mas o que sinergia?  É valorizar as diferenças entre você e o outro quando isso acontece elas aumentam seu conhecimento a sua compreensão da realidade porque será sempre útil expandir a sua visão mas temos medo, muitas pessoas jamais experimentou na vida o poder da sinergia mesmo no seu grau mais moderado isso seja nas empresas, na vida familiar ou em outras interações.

Isso porque elas foram educadas desde a infância numa comunicação defensiva e alta protetora para crerem que os outros apresentam sempre perigo. Nosso cérebro foi criado para ver do nosso modo não dos outros mas em qualquer relacionamento eu preciso expandir a consciência e admitir que há também uma forma diferente de ver, algo mais amplo seja um projeto, numa inovação, numa negociação isso só acrescentará a você até porque se duas pessoas têm a mesma opinião uma delas é desnecessária não traz vantagem alguma para você.

Preserve seu Bem-Estar

O degrau de número 7 finaliza olhando novamente pra você, trata-se de preservar e melhorar o seu bem mais precioso que é você mesmo, procurar cuidar das quatro dimensões mais importantes do sua própria natureza que são os aspectos físicos, espirituais, mentais e sócio emocionais, faça todo o esforço que puder para estar bem consigo mesmo porque isso será sempre a base de tudo.

Agora que você conhece os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes lembre-se este processo nunca acabará mais, você deve continuar sempre cultivando estes hábitos para o resto da sua vida e tudo irá mudar positivamente pra você segundo o autor esta é a forma mais natural mais segura, sem atalhos para você alcançar sucesso.

Vá em frente!

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica