Home » Motivacional » O sucesso pode estar na rede - empreendedorismo digital

O sucesso pode estar na rede - empreendedorismo digital

6 de março de 2019

Mesmo que você não domine conhecimentos sobre tecnologia, com certeza sabe que esse é um excelente mercado muito procurado por quem quer ter bons empregos e não fica parado nunca. Olhando para o lado de desenvolvimento e investimentos, sabe que esses são cargos muito requisitados por serem considerados profissões do futuro muito importantes para diversas empresas.

Fonte da imagem: http://vivermelhoragora.com/wp-content/uploads/2016/04/Como-ser-um-empreendedor-digital-de-sucesso.jpg

Empreendedorismo digital é o desenvolvimento de um modelo de negócio para oferecer um produto/serviço diferenciado através de um meio digital (internet, por exemplo) e obter lucro. Existem uma infinidade de formas de fazer isso. Hoje em dia, os profissionais querem além do salário, eles buscam no mercado boas condições de trabalho, comodidade, flexibilidade, e também, uma atividade que lhes permita se sentir recompensado pelo investimento de tempo e esforço e que gere prazer e satisfação. Mesmo sem uma equipe grande ou uma estrutura física complexa, é possível começar a empreender. O espaço virtual oferece cada vez mais recursos para que qualquer negócio possa ser executado e, a exemplo de grandes sucessos, como da gigante de moda Dafiti e do iPED, com todos os seus conteúdos educacionais, é possível ser reconhecido com uma marca e um trabalho sem sair muito da realidade online.

Com o crescimento desenfreado de usuários de internet através de banda larga – que conta inclusive com o apoio do governo federal via Plano Nacional de Banda Larga -, cresce na mesma proporção o mercado da internet (ou internet marketing, em inglês). Não é à toa que tantas empresas físicas (Lojas Americanas, Casas Bahia, Walmart…) também possuem lojas virtuais, onde é possível comprar sem sair de casa. Além disso, existem também lojas exclusivamente virtuais, como o Submarino ou Netshoes, que já nasceram nesse meio e têm obtido relevante sucesso.

Cada vez mais esse nicho tem se fortalecido no Brasil, o que leva as pessoas a encontrarem novas formas de guiar o próprio negócio com baixo investimento inicial e retornos rápidos. E nesse contexto, com o acesso à internet cada vez mais simples e a ampliação das possibilidades de atuação nesse ambiente, o empreendedorismo digital surge como nova (e forte) tendência.

A primeira maneira é desenvolver um produto próprio, baseado em algum conhecimento que você já tenha, e vendê-lo pela internet. Isso pode ser feito através de um site, blog ou através de links patrocinados. Assim, como vimos, este tipo de negócio permite que profissionais possam começar seu empreendimento com investimento de baixo custo e com rápido retorno a partir dos esforços corretos. Essa é uma atividade que deve ser iniciada com um bom planejamento para que não gere mais frustrações do que lucros.

Conhecer o mercado em que você pretende atuar, além de referências de outros empreendedores digitais são um bom começo, além de entender também que a realidade virtual funciona de forma diferente da física e que isso interfere no modo como as pessoas empreendem, pode ajudar.

É realmente possível ganhar dinheiro pela internet?

Sim, mas não é fácil nem é rápido. Muita gente quebra a cara com a esperança de ficar rico nesse negócio. É possível, mas a possibilidade de isso acontecer é diretamente proporcional ao seu esforço e dedicação ao negócio. Se você não quer estudar o mercado e se dedicar ao desenvolvimento do seu negócio, certamente também vai quebrar a cara.

Fonte da imagem: https://www.iped.com.br/_upload/content/2015/07/16/entenda-conceito-empreendedorismo-digital.jpg

Para quem realmente tem interesse, a boa notícia é que existem muitos nichos que não estão devidamente explorados e – principalmente – muitas pessoas que ainda não compram pela internet ou até que não têm acesso à internet, mas terão nos próximos anos.

Um bom exemplo de um empreendedor digital de sucesso é o brasileiro Erico Rocha. Ele se especializou sobre maneiras de fazer campanhas de marketing capazes de criar um momento tão grande para seu negócio que despertasse nas pessoas um desejo de antecipação e desejo de compra, o que é conhecido como lançamento. Depois de muito estudo, aplicou as técnicas desse lançamento em algumas de suas empresas. Em 2013, ele atingiu seu primeiro milhão de reais em faturamento em 24 horas e com um produto digital.

Fonte da imagem: https://s3.amazonaws.com/uploads.hotmart.com/blog/2013/10/BLOG_Erico-Rocha-670×418.png

Erico Rocha é, segundo a InfoMoney, o principal especialista de Marketing Digital para pequenos negócios online do Brasil. Seu canal de YouTube é indiscutivelmente um dos maiores canais focados em Empreendedorismo Digital do país em número de assinantes e suas postagens alcançam milhões de pessoas a cada semana, segundo o Facebook. Erico acredita que para começar do zero de forma mais eficiente, sendo um empreendedor digital de sucesso, os 3 ingredientes primordiais são:

1. Autoridade
2. Audiência
3. Relacionamento

Com estes 3 passos implementados é altamente possível você conquistar um espaço como empreendedor digital.

Fonte da imagem: https://sambatech.com/blog/insights/empreendedorismo-digital/
https://blog.hotmart.com/pt-br/erico-rocha-revela-objetivo/
https://www.ignicaodigital.com.br/empreendedorismo-digital-o-que-eu-preciso-para-comecar-zero/

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Crie Sucesso

  • Facebook
  • Instagram