Home » Estudos » O que é inteligência e Inteligências múltiplas de Howard Gardner

O que é inteligência e Inteligências múltiplas de Howard Gardner

7 de março de 2019

Hoje vamos falar sobre inteligência, você se considera inteligente? O que é inteligência? Como ficar mais inteligente? As pessoas nascem inteligentes? O que torna uma pessoa inteligente?

 Geralmente o que se entende por inteligência no senso comum se refere somente a uma das diversas formas de inteligência que se pode ter, então é melhor dizer que hoje vamos falar sobre inteligências.

Uma pessoa não pode ser boa em tudo, nós somos bons em algumas coisas e não tão bons em outras, salvo raríssimas exceções Howard Gardner escreveu sobre oito tipos de inteligência: a lógico-matemática, verbal-linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, visual-espacial, musical e naturalista.

A inteligência lógico matemática é aquele tipo ao qual comumente se refere quando se usa a palavra inteligência, esse tipo de inteligência se refere as capacidades lógicas, pensamento crítico, leitura de gráficos e até mesmo a organização, isso mesmo se você é uma pessoa organizada provavelmente você tem a inteligência lógico-matemática desenvolvida. Pessoas com grande inteligência lógica matemática tendem a resolver problemas rapidamente e ter boas notas na escola e faculdade principalmente nas áreas exatas

A inteligência verbal-linguística está relacionada a expressão através da língua, escrita ou falada se refere as capacidades de escrever poemas, rimas e até realizar discursos de improviso. Pessoas com essa inteligência bem desenvolvida tendem a se dar bem em redações e são ótimas contadoras de histórias. Rappers também possui essa capacidade desenvolvida principalmente aqueles que fazem improviso e batalhas de rap.

A inteligência interpessoal é aquela que nos torna capazes de desenvolver boas relações, envolve as capacidades de perceber como os outros se sentem e até mesmo o que poderia alterar o estado emocional dos outros, o porque poderia torná-los tristes ou motivados. Pessoas com grande inteligência interpessoal tender a ocupar cargos de liderança, cargos políticos ou diplomacia, também são as pessoas populares em festas e que têm atenção disputadas.

A inteligência intrapessoal é uma correlata da interpessoal, porém voltada para si é a capacidade de perceber as próprias emoções e estados físicos e mentais também se relaciona com o alcance de objetivos pessoais e planejamentos para o futuro. Pessoas com grande inteligência intrapessoal tendem a realizar atividades religiosas e também meditação, também tem um bom desempenho em relacionamentos interpessoais.

A inteligência corporal cinestésica se refere a consciência física de posição e movimento do corpo, essa inteligência permite que se realize bem atividades bem corporais, dança, artes marciais, esportes em geral e teatro. As pessoas com essa inteligência bem desenvolvida têm mais sucesso nestas atividades.

A inteligência visual espacial permite que você veja coisas em sua mente, que julgue distâncias e que visualize resultados que ainda não foram alcançados, também está relacionada a consciência de sua posição dentro de um espaço maior, seja uma propriedade, um prédio ou mesmo sua localização num mapa, sem gps. Pessoas com grande inteligência espacial conseguem resolver problemas como labirinto ou quebra cabeças mais facilmente através da visualização dos resultados, também são ótimos jogadores de xadrez pois conseguem visualizar jogadas e seus resultados antes de ser realizados.

A inteligência musical está relacionada a percepção de harmonia e ritmo, esta é bem específica de grandes músicos e compositores são os que possuem de forma mais desenvolvida.

A inteligência naturalista se refere a percepção e reconhecimento de coisas do mundo real, caçadores profissionais das ciências biológicas possuem este tipo de inteligência mais desenvolvido, pois lidam com uma grande diversidade de estímulos. Pelo mesmo motivo pessoas que viajam bastante também tendem a desenvolver esse tipo de inteligência.

É importante ressaltar que as divisões que o autor faz são arbitrárias, podem haver outros tipos de inteligência um deles é inteligência pictórica, descrita pelo brasileiro Nilson Machado trata-se da capacidade de se expressar e criar através de imagens.

Há também diferentes formas de dividi-las como a inteligência emocional de Daniel Goleman que está relacionada com a perseguição de emoções e possui intersecções com a inteligência inter e intrapessoal na definição mais abrangente de inteligência é uma capacidade de se adaptar a diferentes situações e nesse sentido é necessário então avaliar o ambiente que você está para saber se você é inteligente, um doutor em filosofia pode ser alguém muito inteligente dentro de uma universidade mas não será necessariamente inteligente no campo. Muito provavelmente ele possui grande inteligência lógica-matemática e algum nível de inteligência verbal-linguística, porém para realizar trabalho de campo é necessário ter inteligência visual-espacial, corporal-cinestésica e naturalista, logo a mesma pessoa não seria considerado inteligente sob diferentes condições.

Isso tem implicações na concepção do sistema de educação porque a inteligência lógica-matemática é a mais valorizada nas escolas. Seria necessário diferentes formas de ensino e de avaliação para crianças e jovens desenvolvessem diferentes tipos de inteligência.

É muito importante ressaltar que não se nasce com maior capacidade em uma inteligência e menor em outra, pode ser que exista algumas predisposições genéticas, porém você pode desenvolver cada um de suas inteligências com empenho e paciência. Espero tê-los ajudado a pensar sobre suas inteligências e meios de aprimora-las de formas mais direcionada de acordo com seus objetivos.  

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Crie Sucesso

  • Facebook
  • Instagram