Como eu elimino a necessidade de aprovação dos outros?

525

Qualquer um que seja, tem certa necessidade de buscar nas relações uma necessidade de aprovação das demais pessoas. Até aí tudo bem, O problema maior é quando essa necessidade de aprovação se torna constante. Todos gostamos de agradar as pessoas e também de serem agradados, desde que não seja excessivo e o bem-estar pessoal não dependa dos outros. Como já dizia uma sábia fala de Steve Jobs “não permita que o ruído das opiniões dos outros abafe sua voz interior”.

Pessoas que tem esse habito, se afastam da experiência de ter uma vida legitima. Tudo se inicia quando você começa a fazer os outros se sentirem confortáveis e felizes a seu redor, a se transformar em um problema pois a pessoa necessita da aprovação dos demais para tudo o que pretende fazer.

https://slideplayer.com.br/slide/10526515/

As consequências disso, traz a perda de confiança em seus extintos de tentar alguma coisa nova, pois tem medo do julgamento que possa receber por parte daqueles que vivem com ela. Além disso, quem está sempre buscando aprovação dos outros, acaba por desperdiçar várias oportunidades, caminhando direto para a frustração e ansiedade.

Pode-se tornar dependência

Uma coisa é desejar a aprovação, mas existe linha que separa o normal, do patológico, onde a pessoa tem problemas pessoais por este motivo. E no caso do estado patológico, ela sempre necessitaria da aprovação constante de alguém para se sentir bem. Abaixo você verá uma lista com algumas atitudes que indicam que você pode ser um dependente de aprovação.

1-  Você tem uma opinião diferente dos demais, mas não a comenta porque tem medo da opinião não agradar determinada (s) pessoa (s), ou se debater com a opinião oposta.

2- Quando nos adulam e nos aprovam nós ficamos alegres e realizados. Caso contrário, se nos criticam ou não aprovam certa opinião, se sentem magoados e decepcionados.

3- Tem dificuldades em dizer “não” para as necessidades dos outros.

4- Se preocupar demais com a aparência, é uma coisa que gostamos de fazer e achamos necessário. Mas o problema é quando se preocupar demais com a aparência começa a te prejudicar, simplesmente porque você sente a necessidade de estar todo bonito toda vez que se depara com alguém. Não podem te ver sem maquiagem, sem pentear o cabelo, com camisa amarrotada, etc. Ninguém precisa de aprovação dos outros para se mostrarem como realmente são.

5- Medo de ser rejeitado. Mostrar-se que é politicamente correto, e perder sua espontaneidade, pode ser que você tenha medo de ser quem realmente é por medo da rejeição da sua personalidade.

Como se livrar da necessidade de aprovação?

A primeira coisa a ser feita, é se conscientizar de que o autoconhecimento é essencial na sua felicidade, nada nem ninguém deve ser mais importante que a sua essência. Você precisa dedicar o seu tempo nas suas reais necessidades.

 Abaixo algumas dicas retiradas do site Mundo Psicólogos que podem te libertar desse habito que tanto compromete na sua vida.

”o hábito de se comparar aos demais é maléfico. O importante é tratar de tomar as decisões sendo respeitoso com o entorno, mas também pensando no quão importante são para você”

”a autoconfiança é uma grande aliada nesse processo. Por isso, dedique tempo a reconhecer suas potencialidades”.

”evite levar as críticas sempre para o lado pessoal. É importante ter distanciamento suficiente para saber se são produtivas, que merecem ser assimiladas, ou se são simplesmente uma forma vazia de ataque. ”

”para fortalecer sua individualidade, comece por entender que todas as pessoas são diferentes, e que isso não significa ser melhor nem pior. ”

”saiba escutar as opiniões dos demais, a respeitá-las, mas não aja somente para se proteger da dor de uma desaprovação”

Referencias: https://amenteemaravilhosa.com.br/como-eliminar-necessidade-de-aprovacao/
https://br.mundopsicologos.com/artigos/como-se-livrar-da-necessidade-de-aprovacao-dos-outros

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica