Como deixar de ser tímido?

112

Hoje vamos falar sobre timidez e como deixar de ser tímido, você já sentiu suas mãos suas suando em alguma situação social? Ao falar com aquela moça bonita ou aquele moço começado? Ao falar em público ou em situações de avaliação? Todos sentem coisas parecidas, mas nem todos lidam da mesma forma, no mundo contemporâneo, principalmente nos negócios há uma grande valorização da proatividade e extroversão, pessoa tímida então podem ter desvantagens, quando se trata de trabalho que requerem muita interação social.

A timidez é uma reação de ansiedade disparada por situações sociais, a fobia social é um caso similar a timidez, porem bastante grave e limitante. Segundo a classificação internacional de doenças, a fobia social é uma ansiedade clinicamente significativa, provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho. Frequentemente levando ao comportamento de esquiva, este é um importante componente de ansiedade e das fobias.

O comportamento de evitação ou de esquiva, que pode gerar muitos prejuízos ao indivíduo alguns tipos de histórias de vida podem comumente relacionados a sensação de timidez, punições graves correlacionadas com exposição social, podem fazer com que alguém passe a evitar uma infinidade de interações que seriam muito benéficas.

Um exemplo é o bullying, ao ter muitas interações sociais nas quais os demais nos ofendem ou caçoam de nós, podemos vir a evitar tais relações, mesmo que pessoas diferentes e mesmo por um longo tempo, ainda que o bullying deixe de ocorrer. Outras histórias de vida também podem ser a causa, restrições de oportunidade de experiências em diferentes subgrupos culturais, devido à pobreza, normas ou valores da subcultura mais ou menos uma exclusão social para fazer parte de um subgrupo, mesmo que sem a presença do bullying, pode ser uma das causas da timidez e da evitação do contato social.

O que acontece é um emparelhamento de diferentes situações, as interações sociais naturalmente boas, nós nascemos neurologicamente preparados para responder de forma positiva as interações com outros indivíduos, a partir da liberação de neurotransmissores específicos, por outro lado ser motivo de chacota ou de fracasso são naturalmente ruins. Assim nos sentimos bem ao iniciar uma conversa com outra pessoa, mas nos sentimos mal quando somos alvos de piadas.

Uma pessoa que ao iniciar uma interação social se torne alvo de piadas, pensará duas vezes antes de iniciar uma interação social, se essa pessoa continuar sendo alvo de piadas sempre que tentar iniciar uma interação, logo não buscará iniciar uma interação. Esse é só um exemplo simplificado para fins didáticos, mas o princípio é esse emparelhamento entre o embaraço em sermos alvo de piadas e as interações sociais. Então o embaraço passa a acontecer em diversas outras interações, mesmo que não sejamos mais alvos de piadas, para lidar com os sentimentos de embaraço, ansiedade, medo e similares, uma ótima forma é psicoterapia na qual toda a história de vida e as situações, serão analisadas por um profissional competente.

Uma das formas pela qual podemos melhorar é a reformulação do conceito de timidez, a forma como descrevemos uma situação e a forma como percebemos nós mesmos, nos afeta e muito, o primeiro passo é identificar timidez como uma reação causada por algo de fora da gente e que possui vários componentes como as sensações de medo e ansiedade e o comportamento de evitação.

Saber que o medo e a ansiedade são causadas por fatos do passado e que a situação presente é outra, faz com que a ocorrência de comportamento de evitação seja menos provável, outra estratégia é a dessensibilização sistemática que consiste na aproximação gradual e sucessiva do estímulo ou da situação na qual a timidez ocorre, se você tem medo de falar em público comece fazendo um discurso na frente no espelho, então faça o mesmo discurso para um amigo ou familiar e vá aumentando a quantidade de pessoas conforme for se sentindo confortável se não consegue iniciar conversa com estranhos comece iniciando conversas com o velhos conhecidos com pessoas que tem amigos em comum, com amigos de amigos, com pessoas com quem tenha similaridade e então com total desconhecidos.

Também pode começar com interações de menor pressão, comesse perguntando as horas a estranhos, quando se acostumar com essa simples pergunta. pode tentar iniciar conversas a partir da resposta, pedir informações a estranhos também é uma forma de iniciar interações, pedir opiniões como “Qual destes filmes em cartaz você me recomendaria a assistir?”.

O princípio é se expor a situações que vão gradualmente se tornando similares a situação que provoca timidez, sempre partindo de uma situação com a qual esteja confortável. Outra forma ainda é o ensaio comportamental ou roleplay, você pode interagir com algum amigo e este assumira o papel de um total desconhecido, assim você pode treinar diferentes formas de iniciar uma conversa com um desconhecido mas sem as sensações causadas por estar na presença de um desconhecido e repetir a conversa quando estiver com um desconhecido de verdade.

Espero que tenha ajudado a pensar em algumas situações que te deixem tímidos e algumas estratégias simples para lidar com essas situações e gostaria também de reforçar que a psicoterapia é sempre uma ótima forma de lidar com este e outros problemas busque sempre um profissional devidamente graduado e capacitado a realizar as intervenções em sua vida.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica