Como Conciliar Trabalho E Família

504

Conciliar carreira e vida pessoal é um problema mais do que atual. Como crescer profissionalmente sem deixar a vida pessoal de lado? Essa é uma questão que assusta muitas pessoas.

Fonte: https://blog.enterconcursos.com.br/2014/08/aprenda-conciliar-trabalho-familia-e-estudo/

Enquanto preocupações com qualidade de vida, família, saúde e condicionamento físico tomam uma boa parcela de nossa rotina, o mercado de trabalho exige cada vez mais esforço e disponibilidade. O que fazer, então?

O trabalho também faz parte de quem você é. Ele mostra parte de sua personalidade, motivações e necessidades. Encará-lo como algo externo, que não pode em hipótese alguma se misturar à vida pessoal, pode causar um conflito de interesses. Além do retorno financeiro, a vida profissional deve lhe dar satisfação. Encontre um propósito em seu trabalho. Quando se tem um motivo para buscar o sucesso, o trabalho deixa de ser um fardo e apenas um meio para sobrevivência, tornando-se algo que faz parte da nossa essência.

Encontrar o equilíbrio adequado entre o emprego e a vida cotidiana é um desafio que todos os trabalhadores enfrentam, principalmente, para os pais que possuem colocação no mercado. As famílias são especialmente afetadas, o que torna se necessária uma organização e disciplina para amenizar este impacto.

Segundo análise de Ana Manta, psicóloga clínica e coordenadora pedagógica da Red Apple – Formação Contínua e Estudos Superiores, sente nos pais com quem trabalha diariamente. “É uma questão que enche de angústia muitos pais hoje em dia. Por um lado querem investir na sua carreira e na sua profissão, por outro querem dar um acompanhamento aos filhos que nem sempre se torna fácil nos dias de hoje. E é aí que entra a famosa “culpa”. E a culpa é um travão à felicidade plena da família”.  Ainda, segundo a especialista, com ou sem filhos, o equilíbrio perfeito entre trabalho e vida familiar “é sempre possível”, garante, tratando-se de “uma questão de organização e de aprender a viver entre estes dois mundos que completam uma pessoa”. No entanto, avisa Ana Manta, “não é fácil esta conciliação num mundo profissional cada vez mais exigente, mas tem mesmo que ser, a bem da saúde mental de qualquer ser humano”.

Fonte: http://mulherlider.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/04/81800-aprenda-a-conciliar-trabalho-com-familia-e-estudos.jpg

“Conciliar” é a palavra do momento e “stress” o apelido que acompanha muitos de nós nestes tempos em que há tanto para fazer e tão poucas horas para o fazer. Algumas atitudes podem nos ajudar neste desafio de conciliar, de organizar para reduzir o stress e não nos sentirmos culpados se não conseguirmos fazer tudo, tanto no trabalho como em casa.

1- Dividindo tarefas

O mais lógico é dividir as tarefas de acordo com as capacidades e os gostos de cada um: há quem se dê melhor com os tachos e as panelas, há quem prefira ir às compras, há quem goste mais de tratar das limpezas ou de pentear e vestir as crianças, de brincar com elas ou ajudar com os trabalhos de casa. Esse comportamento de compartilhamento, além do alivio físico e mental, tende a trazer mais cumplicidade ao casal.

2- Use a logística a seu favor

A escolha dos locais e horários das atividades de seus filhos e extremamente importante para se criar uma logística que facilite as deslocações e o tempo que investimos nelas. Por exemplo, se a escola, o trabalho e a casa estiverem perto uns dos outros, incluindo os locais onde os seus filhos praticam desporto ou têm atividades extracurriculares podem contribuir muito para que se ganhe tempo. Se possível, condense-os no espaço e no tempo e adapte o seu tempo de lazer ao lazer independente dos seus filhos e do seu companheiro. Não seria ótimo se enquanto uns vão para o karatê, você pudesse ir à piscina nadar e o seu companheiro pudesse ir fazer aquele desporto que adora?

3- Check list

Embora tenhamos uma cabeça prodigiosa, todos nós precisamos de “tomar nota” das tarefas pendentes, não só as do trabalho, mas também as da família (eventos sociais e outras) e as da casa. Crie listas para cada atividade, uma para a casa e família, uma para o trabalho, uma para sua vida social. Crie o habito de chegar diariamente suas listas para que não se acumulem as atividades ou para que não perca nenhum evento importante.

4- Saiba dividir o seu tempo

Delimitar bem os tempos que dedicamos a cada coisa, mantendo o foco centrado nelas, ajuda-nos não apenas a sermos mais produtivos, mas também mais felizes. Quando é tempo de família, há que estar com a família. E se é tempo de trabalho, há que trabalhar. Geralmente misturar as duas coisas pode causar stress. No trabalho, evite distrações pessoais que a impeçam de terminar o seu trabalho a tempo e a hora. Da mesma forma, quando está em família, concentre-se na família. Desta forma, os seus filhos sentirão que o tempo que passa com eles é tempo de qualidade.

5-Tempo vale ouro

Sem dúvida organizar o seu tempo é o maior desafio. Agrupando tarefas ou escolhendo o caminho mais rápido são algumas formas que podem ajudar muito. Algumas dicas podem ser preciosas, como por exemplo: fazer compras online de tudo o que puder e não perca tempo em deslocações, filas, etc. Realizar todos estes tipos de processos e trâmites a partir de casa é sempre mais fácil, mais prático e mais rápido.

6-Defina prioridades

Nem tudo que é importante é urgente. Começando pela ponta da pirâmide: o urgente muito importante, o urgente importante, o que não é urgente, mas é importante e o resto. Busque colocar tais questões por ordem de prioridade na lista de tarefas correspondente.

7-Peça ajuda quando for preciso

Permita-se ajuda, em casa, com a família e no trabalho. Se não pode fazer tudo sozinha, peça e aceite ajuda para não sobrecarregar nenhuma das áreas. Talvez possa contratar fora certas funções: junto de um freelancer, por exemplo, ou arranjar alguém para a ajuda em casa durante umas horas para as tarefas domesticas ou que dê uma ajuda com os estudos das crianças. Outra forma de receber ajuda é se os seus filhos já forem mais crescidos, pode estabelecer responsabilidades partilhadas entre todos.

8-Rotinas- sim elas podem ser sua aliada

É graças às rotinas que todos sabemos que a esta ou àquela hora temos isto ou aquilo. As rotinas ajudam infinitamente a organizar a casa e o trabalho. Além das tarefas diárias e “obrigatórias” rotinas de relaxamento ou anti-stress são muito benéficas; cada membro da família deve ter, uma atividade ou um passatempo que ajude a desligar da rotina diária de “trabalho e família”, um tempo “para si mesmo”, para manter o equilíbrio. Pode ser qualquer coisa, ler, pintar, fazer uma caminhada enfim, algo que lhe traga prazer.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica