Home » Estudos » Como começar a estudar do zero para concursos públicos

Como começar a estudar do zero para concursos públicos

7 de março de 2019

Vamos conversar um pouco sobre como começar do zero para concursos.

Em primeiro lugar você saber se você consegue estudar sozinho na sua casa ou não. Assim se em casa não tem jeito você tem que achar uma outra alternativa, então se você precisa se disciplinar você precisa acostumar a estudar, você pode procurar a biblioteca que é um lugar que ninguém vai ficar chamando é um lugar com silêncio você consegue condicionar seu corpo a estudar ou em casa em um momento em que não tiver ninguém, você pega fecha a porta e fica estudando

O primeiro ponto é o condicionamento, você precisa ser disciplinar a estudar e geralmente quem está começando não consegue ficar muitas horas estudando porque não está acostumado mesmo. Então faça blocos de 50 minutos com intervalo de 10 minutos, no começo vai cansar vai ser exaustivo, mas ao longo do tempo se tornará um hábito e será bem mais simples seguir a sua rotina.

Não é fácil começar a se disciplinar e aí entra a pergunta chave! É isso mesmo que você quer? Está disposto a isso?  Só você vai poder responder e com a sua atitude e a sua persistência conseguirá achar o seu caminho.

Em segundo lugar o que é legal observar se você está muito tempo parado, se tem muito tempo que você não estuda nada, nesse caso o ideal é que você compre um livro um curso ou caso não tenha dinheiro pra comprar então você pegar emprestado em alguma biblioteca, é gratuito e não vai depender da sua disponibilidade financeira.

Também é preciso identificar qual é o método que você gosta de estudar se é por livro, por aula, pdfs  enfim aí você pegou esse material que é dessas matérias gerais que são matérias básicas que vão cair em todos os concursos como português, matemática, direito constitucional e direito administrativo estes cairão em todos os concursos e você não perde nada em começar com essas matérias base porque quanto mais completo foi o seu estudo de matérias base, melhor será na hora que abrir o edital porque você já tem uma um conhecimento bom e pode focar só nas matérias que o edital estão pedindo.

Outra dica importantíssima para quem está começando é se organizar, para você não ficar perdendo tempo lembrando que você já estudou e o que falta estudar, onde você parou, sem contar que quando nós que escolhemos as matérias a gente procura estudar primeiros as mais fáceis e acaba deixando as mais difíceis pra depois, e o depois acaba nunca chegando.

Então tem o planejamento não precisa ser nada muito elaborado um planejamento simples com quantas matérias por dia, por horas, do jeito que você achar que você consegue render mais.

Lembre-se também de colocar um prazo pra você estudar essas matérias gerais, coloca prazo pra você terminar de rever essa matéria de rever toda essa matéria porque aí você já começa um novo ciclo estudando isso tudo novamente e aí vai ficando cada vez mais na sua cabeça, claro que você deve colocar um prazo possível nessa não vai querer ver tudo de direito constitucional e direito administrativo em um mês. Defina uma meta real como em três ou quatro meses de acordo com a sua disponibilidade para estudar e se comprometa de verdade com esse prazo se dedique defina que essa é a sua hora do dia que você vai correr atrás do seu sonho.

O ideal é que você comece no mínimo quatro ou seis meses antes de abrir o edital do concurso que você quer porque assim você consegue estudar todo esse conhecimento basilar forte pra poder estudar mais a fundo tudo que o edital pede quando o edital sair. Desejo sorte a todos, foco nos estudos e lembre-se sempre que a organização é o carro chefe para seus estudos.

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Crie Sucesso

  • Facebook
  • Instagram