7 dicas científicas para estudar melhor

111

Hoje vim trazer a vocês sete dicas para estudar melhor e ter melhor aproveitamento do tempo estudando e melhorar o desempenho em provas, vestibulares, exames e concursos:

Dica 1 – Use Métodos Variados.

Use métodos diferentes, somente ler pode se tornar entediante rapidamente, as mesmas informações podem estar disponíveis através de outras fontes, se você está estudando sobre a segunda guerra mundial, não precisa necessariamente ler um livro de história. Certamente você pode pesquisar no YouTube sobre a segunda guerra mundial e conseguir diversas informações sobre o assunto a partir de alguns vídeos que com certeza será mais interessante do que o livro didático. Vídeo aulas, flashcards, músicas ou mesmo ao invés de ler um livro você pode escuta-los vários livros possuem sua versão em audiobook.

Dica 2 – Distribua Melhor o seu tempo.

Distribuía o tempo de estudos pelos dias da semana, não faça tudo de uma só vez isto pode ser difícil se você já deixou para fazer tudo em cima da hora, mas a ideia é justamente essa, é não deixar. Se você tem que escrever diversas páginas para um trabalho, você pode deixa-lo para o dia anterior à data de entrega e fazer tudo de uma vez, mas será penoso e você provavelmente levará horas e não dormirá. Escrever uma página ou somente alguns parágrafos por dia podem ser muito mais produtivo e certamente toma menos tempo.

Se você já deixou tudo para a última hora deve ter percebido que no começo tudo muito bem mas depois de um tempo tudo começa a ficar mais difícil, você fica cansado, com sono e com dificuldade de raciocínio. Por isso divida o seu tempo de estudo entre os dias da semana de forma fracionada.

Dica 3 – Conecte o que você aprende com seu Dia-A-Dia.

Conecte aquilo que você aprende a sua vida a algo prático, saiba aplicar aquilo que você aprende em sua vida. Isso é bem variável para cada pessoa porque você pode aplicar o mesmo conhecimento há uma infinidade de coisas e dependendo de como você organiza sua vida e das coisas que você mais gosta de fazer as aplicações práticas do conhecimento podem ser diferentes. Talvez você goste de relacionar matemática a sua vida financeira, saber calcular juros simples e compostos podem ajudar a sua poupança poderá lhe render, cálculos de probabilidade podem te ajudar a ganhar alguns jogos e até mesmo decidir se irá retirar o dinheiro da poupança e investir em algo mais rentável, mesmo com algum risco.

A história se repete, logo você pode tomar como exemplo o período de crise do passado ou mesmo de outros países e prever algumas condições que podem acontecer em nosso país em momentos de crise, para então saber lidar com as situações mais facilmente. Há sempre uma aplicação prática do conhecimento que chega até você e procurar esta aplicação não só dá significado ao conhecimento como também te ajuda aprender melhor.

Dica 4 – Teste Seus conhecimentos.

Se teste e verifique o que aprendeu, este é simples você pode precisar de alguma medida do seu desempenho ao longo dos estudos, algumas escolas e cursinhos fazem simulados de vestibular e enem para os alunos terem uma noção de como estão antes da prova real. Você pode fazer isso facilmente diversos sites, aplicativo e até alguns canais do youtube que te mostram questões que serão resolvidas, mas que você pode pausar e tentar resolver antes de ver a resposta.

Dica 5 – Faça Pausas

Um bom cafézinho sempre ajuda na concentração.

Esta é contra intuitiva, mas pausas melhoram o humor e fazem o cérebro voltar a funcionar com o melhor desempenho. Três horas seguidas de estudo podem te proporcionar menor aquisição de conhecimento do que três tempos de 40 minutos alternado com pausas de 20 minutos que também totalizariam três horas. Nas suas pausas procure ir a outro ambiente que não seja seu local de estudo e se possível até continue estudando em um ambiente diferente. Estudar o mesmo conteúdo em locais diferentes pode fazer com que você estabeleça novas relações entre os conteúdos e assimile mais informações.

Dica 6 – Sente-se na frente durante as aulas

É um dado estatístico que alunos que se sentam na frente, tem melhor desempenho em provas e testes. As possíveis explicações giram em torno de que a proximidade propicia a interação com os professores para tirar dúvidas e também a proximidade do professor, uma figura de autoridade leva o aluno a se policiar mais e não se envolver em atividades alheias a aula, como conversar com amigos ou mexer no celular já que dada a proximidade o professor facilmente perceberia.

Há um certo preconceito em alguns grupos com alunos que se sentam na frente, mas se você quer usar a estatística a seu favor e também fazer um auto monitoramento melhor, vale a pena mudança, caso você busque melhores resultados. Se você não puder se sentar na primeira carteira, vale ainda assim tentar ficar o mais próximo possível do professor

Dica 7 – Cuide da sua saúde

Sempre procure dormir bem, faça exercícios e coma bem, não é mistério que para aprender você precisa de um cérebro saudável, para ter um cérebro, um corpo e mente saudáveis nada melhor do que combinar bom sono, exercícios e alimentos nutritivos.

É durante o sono que formam novas conexões sinápticas e é durante o sono que as conexões que você estabelece entre conhecimentos se consolidam para ser mais rapidamente repetidas no dia seguinte. E esse é mais um motivo pelo qual virar a noite estudando um dia antes da prova não funciona, se você não dorme as conexões não se consolidam tão bem.

Os alimentos nutritivos e exercícios físicos melhoram o funcionamento do corpo todo e para cérebro e os estudos, isso é muito importante pela oxigenação, circulação, diminuição do estresse.

Dica Bônus: Faça Testes.

Altere seu horário de estudo tente estudar com pausas curtas e pausa longas, tente estudar pela manhã, pela tarde e pela noite. Tente ler, ver vídeos, ouvir audiobooks e colar post-its pelo quarto, tente diversas formas e use a que funcionar melhor para você.

Essas foram minhas dicas para que você estude melhor e aproveite melhor seu tempo para desenvolver suas capacidades intelectuais.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por sair, assim que desejar. Aceitar Leia mais

estatistica