Home » Estudos » 10 dicas para alavancar sua carreira: coaching de carreiras e empreendedorismo

10 dicas para alavancar sua carreira: coaching de carreiras e empreendedorismo

6 de março de 2019
Fonte da Imagem: Portaldoinvestidor.com

Para pequenos empreendedores o coaching é essencial, numa fase em que está descobrindo o mercado e trabalhando duro para fazer sua empresa vingar, no apoio e mudanças para, por exemplo, aumentar os resultados dos negócios e fortalecer ou desenvolver habilidades empreendedoras já existentes.

O coaching para empreendedores aprimora ou mesmo desperta habilidade, fazendo com que o indivíduo reaja de forma positiva e proativa às mudanças do mercado, intempéries do mercado econômico e consiga acompanhar as exigências dos clientes. Isso capacita a pessoa a ampliar a visão para determinados objetivos e a descobrir boas oportunidades, transformando em resultados positivos para seu negócio e tomando decisões mais corretas sobre os rumos da sua empresa.

Além de metodologia para adequar o modelo de negócio e seus processos, o coaching dá suporte os empreendedores a detectarem falhas e melhorarem a eficiência, operando com sabedoria a reestruturação da sua empresa. O diagnóstico da alta competitividade, o foco no trabalho, a inovação constante, a capacidade de liderança, a visão de longo prazo e a resiliência para seguir firme na jornada do crescimento são necessárias para o sucesso do investimento.

Qual é o conceito de coaching?


Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional, que oferece ferramentas para o indivíduo ou organização traçar e criar um planejamento para atingi-los.


Como isso funciona?


Na prática, é um treinamento, exatamente como sugere o nome.
“Coach” é uma palavra inglesa, que pode ser traduzida como “treinador” ou “mentor”.

E o que é coaching de carreira e empreendedorismo?


É a utilização da metodologia do coaching para impulsionar o gestor ou profissional no ambiente de negócios.
No empreendedorismo, o coach irá trabalhar com ferramentas para estimular os pontos fortes e também para derrubar barreiras que estejam impedindo o sucesso do indivíduo.
Isto é um fato: todo ser humano possui aptidões e grandes potencialidades, mas, também aspectos de personalidade que podem ser aprimorados.
Mas quais os benefícios práticos para o Empreendedorismo?
São muitos os benefícios citados por executivos, alguns exemplos:

⦁ Produtividade
⦁ Confiança
⦁ Foco nos objetivos
⦁ Qualidade do produto ou serviço
⦁ Força organizacional
⦁ Atendimento ao cliente
⦁ Redução de reclamações
⦁ Redução de custos.

10 dicas poderosas de coach para se tornar um empreendedor de sucesso.

Fonte da Imagem: Portaldoinvestidor.com

⦁ Pratique habilidades de liderança

Aprender a liderar é uma habilidade fundamental para se tornar um empreendedor de sucesso. Mas cuidado: ser líder é muito diferente de ser apenas um “chefe”.

Um verdadeiro líder motiva, inspira e colhe o que há de melhor do seu time. Essa competência exige inteligência emocional, resiliência e capacidade de delegar.

⦁ Desenvolva suas habilidades de planejamento

Planejar é preciso. Traçar metas e estratégias será necessário para atingir os resultados esperados. E para isso, o empreendedor deve contar com processos e rotinas bem organizados.

Pratique: identifique suas metas e descubra quais são os melhores meios para alcançá-las.

⦁ Pratique sua criatividade

Se você acha que a sua área de atuação não exige criatividade, saiba que o seu pensamento está bastante ultrapassado. Independentemente do seu ramo de atuação, você deve exercitar sua capacidade de inovação para superar desafios e crescer frente à concorrência.

Lembre-se: pessoas criativas trazem soluções e ideias diferentes para a empresa.

⦁ Seja resiliente


Esse atributo é importante para o empreendedor, porque imprevistos não são a exceção, mas a regra.

Resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Portanto, a resiliência é a capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar diante da má sorte, ou de mudanças esse atributo é importante para o empreendedor, porque imprevistos não são a exceção, mas a regra, além de estar preparado, você deve encarar os fatos e tomar as rédeas em qualquer situação.

⦁ Aprenda com seus erros e com os erros dos outros

Quem decide empreender precisa ter em mente que errar é absolutamente normal. Quando os planos não saem conforme o planejado, você tem a obrigação de encarar os problemas com sobriedade e discernimento para corrigir a rota.
Aprender com os erros são necessários para crescer e não repetir os mesmos equívocos.
Na verdade, é vital que você crie novos equívocos.
Porque a falha não significa um fracasso definitivo, mas uma evolução em seu projeto.
A cada falha, você progride ao testar novas ideias, caminhos e o melhor dessa estratégia é ampliá-la para compreender os erros dos outros e, assim, aprender por meio de exemplos.

⦁ Seja proativo

Não há empreendedorismo de sucesso sem proatividade.

O negócio é seu, portanto, se você não tiver iniciativa e colocar a mão na massa, ninguém o fará no seu lugar.

Ser proativo é estar um passo à frente, ter iniciativa e não apenas ficar esperando que os problemas surjam para que sejam resolvidos. Analise o mercado, os cenários, a concorrência. Incentive as pessoas que trabalham com você a serem proativas e não apenas executarem comandos.

⦁ Entre em ação e tenha iniciativa

Assim como é importante ser proativo, também é fundamental entrar em ação. Proatividade e iniciativa são habilidades que andam de mãos dadas.

Se você se sente inseguro, comece exercitando a tomada de ação em pequenas tarefas do cotidiano. Dessa forma, você vai sentir cada vez maior confiança para assumir a responsabilidade para si e fazer o negócio acontecer.

⦁ Aprenda a assumir riscos calculados

Todo negócio envolve incertezas. Por isso, é bom estar preparado.
Em alguns momentos, você vai se deparar com situações com alto potencial de resultados e, ao mesmo tempo, riscos de problemas ao longo do caminho.

Nessas horas, é preciso calcular: o que você ganha ao assumir essa posição?

Sempre que necessário, assuma riscos calculados, baseados na sua experiência.

E antes de decidir, tente reduzir ao máximo a margem de erro com a devida pesquisa e a consulta a outros profissionais.


⦁ Procure manter o foco sempre

Para um empreendedor, manter o foco é fundamental. Significa fazer o que é prioridade, de forma assertiva. Muitas vezes, isso significa se concentrar em uma tarefa por vez e até a dizer “não” para certas distrações, propostas e desvios de rota. Então, não perca tempo e elimine tudo que pode distanciar você de seu objetivo principal.

Desta maneira, você fica de olho no mais importante: a satisfação do seu cliente.


⦁ Procure inovar sempre

A inovação não é mais um diferencial, e sim uma exigência em qualquer empresa. Não se acomode no seu modelo de negócio e busque sempre mais.

Inovar é estar à frente e antecipar os desejos e as necessidades dos seus consumidores. Saber enxergar o mercado, as tendências e observar oportunidades com antecedência garante vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Não há mágica: você precisa encarar os problemas de frente e encontrar soluções que ninguém mais está vendo.

Fonte da Imagem: Portaldoinvestidor.com

Fontes: Sbcoaching.com.br http://www.ibccoaching.com.br

Relacionados

Deixe seu comentário

© 2020 - Crie Sucesso

  • Facebook
  • Instagram